Como evitar sentir fome no final do dia?

Existem diversas pessoas que sentem uma maior fome no final do dia, que provoca a sua ida ao figorífico nessas situações. Isto podem ter diversas razões e podem existir diversos motivos para isto acontecer, e é fundamental modificar o seu dia de forma a que isso não aconteça.

Dicas para não sentir fome no final do dia


Como referido na outra publicação, existem muitas razões para sentir fome no final do dia, desde stress ou problemas emocionais, a falta de fibras e proteínas nas refeições, até ficar muitas horas sem comer ou comer pouco. Por esse mesmo motivo, é bastante importante seguir um conjunto de dicas para que isto não aconteça regularmente.

Nesta publicação serão abordadas um conjunto de dicas para que consiga ultrapassar a fome causada no final do dia devido a acontecimentos durante o dia. Registe com muita atenção e ponha-as em prática.

Principais dicas para reduzir a fome no final do dia:


1. Tomar um pequeno almoço nutritivo: Uma vez que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia e é a refeição em que deve apostar mais de forma a conseguir se manter ativo e com os nutrientes necessários para a sua manhã, deve escolher os alimentos necessários para que tome um pequeno almoço nutritivo. Assim sendo, deve escolher os alimentos com mais fibras, proteínas, vitaminas e minerais.

2. Aumentar o consumo de frutas e legumes: O aumento do consumo de frutas e legumes também é importante devido à quantidade de nutrientes essenciais para um corpo e uma mente mais saudáveis. Deve tentar adicioná-los sempre que possível, especialmente ao longo do seu dia, tentando que não exceda a quantidade de três peças de fruta diárias. Relativamente aos legumes, deve comer em grandes quantidades, privilegiando-os relativamente aos hidratos.

3. Aumentar o consumo de fibra: O consumo de fibra deve ser aumentado para lhe permitir uma maior saciedade durante mais tempo. Deve apostar efetivamente na ingestão de alimentos ricos nutricionalmente em fibrais, tais como psílio, linhaça, chia, aveia, entre outros. Nunca se esqueça que a aveia e os cereais integrais contêm uma grande quantidade, e por isso devem ser privilegiados.

4. Fracionar a ingestão de proteina: Deve também aumentar e fracionar a ingestão da proteina ao longo do dia. Existem diversas fontes de proteina bastante importantes que devem fazer parte da sua alimentação: atum, whey, ovos, queijos, iogurtes, entre outros. Todas estas opções são válidas e podem facilmente ser incluidas nas diferentes refeições ao longo do dia. Pode, por exemplo, consumir ovos cozidos ao pequeno almoço ou ao lanche, pode consumir queijo fresco ou iogurtes ao longo do dia, ou até mesmo as latas de atum. Deve principalmente aumentar esta ingestão depois de praticar exercício físico de forma a recuperar o músculo.

5. Fazer pausas: Aproveite o dia fazendo diversas pausas. Faça pausas para descansar ou para fazer algo que gosta. Faça pausas para o seu bem estar e faça-as de forma consciente. Isto inclusivé fará com que se distraia fazendo o que mais gosta, e assim não terá tempo para pensar no que poderá eventualmente comer. Desta forma, o facto de estar ocupado/a fará com que o seu tempo passe mais depressa, evitando assim a ingestão inconsciente.

6. Tirar tempo para ti: Tire tempo para si e para fazer as atividades que gosta. Isso é de extrema importância para que consiga se sentir com menos stress, evitando assim a fome emocional.

7. Melhorar a qualidade do teu sono: Embora muita gente não saiba, a qualidade do sono tem um papel fundamental e importantíssimo para o dia a dia da pessoa. Ter uma boa noite de sono é meio caminho para obter bons resultados.

8. Comer devagar e de forma consciente: Coma devagar e mastigue bem os alimentos para que o seu cérebro receba mais rapidamente a informação de que o estómago está cheio. Muitas das vezes acontece que as pessoas estão cheias e não sabem porque comeram tão rápido que o cérebro não teve tempo de enviar essa informação. Dessa forma, continuam a comer desnecessariamente quando já não necessitam efetivamente.

9. Refeições prazerosas: Caso opte por refeições que lhe dão prazer, vai ver que não sentirá necessidade de fugir à regra e de optar por refeições que lhe dão prazer. Caso consiga conciliar refeições saudáveis com refeições prazerosas, verá que não custará nada nem estará a fazer sacrifícios para conseguir optar por uma alimentação saudável e equilibrada. Isso é efetivamente o essencial para conseguir manter a longo prazo. Se sentir que está a fazer sacrifícios e estiver a optar por refeições que não o deixam satisfeito, verá que não conseguirá suportar durante muito tempo, e acabará por voltar à situação anterior.

10. Correta ingestão de água: Deve ingerir muita água ao longo do dia, pois, para além de todos os benefícios para a saúde, facilita também a gestão e permite lhe dar uma sensação de saciedade. Muitas das vezes as pessoas confundem fome com sede, e o facto de beberem água faz com que percam a vontade de comer. Além disso, a água também tem o efeito de dar uma sensação de estómago mais cheio, especialmente se for feito antes das refeições para que diminua a quantidade de comida ingerida.