Porque atacas o figorífico no final do dia?

Existem diversas pessoas que sentem uma maior fome no final do dia, que provoca a sua id ao figorífico nessas situações. Isto podem ter diversas razões e podem existir diversos motivos para isto acontecer, e é fundamental modificar o seu dia de forma a que isso não aconteça.

Motivos para atacar o figorífico no final do dia


Existem diversas razões para atacar o figorífico no final do dia. Com base na experiência que possuo, diria que os dois grandes motivos para que isto aconteça são a falta de uma rotina alimentar (muitas vezes relacionada com a falta de tempo e com o stress do dia a dia) e a falta de tempo de satisfação pessoal (também chamada de fome emocional, que nos provoca um estado onde não controlamos as nossas emoções). Um acompanhamento nutricional pode ajudar efetivamente na resolução destas situações e por isso as consultas de nutrição têm um papel fundamental de forma a que isto não aconteça com tanta frequência.

Nesta publicação serão abordadas as várias razões que podem levar a que isto aconteça e serão inclusive referidas algumas estratégias que devem ser colocadas em prática para que estes episódios não aconteçam com grande frequência e para que haja uma redução nestes acontecimentos.

Principais motivos para isto acontecer:


1. Comer pouco ao longo do dia: É preferível que sejam feitas múltiplas refeições ao longo do dia com menor quantidade de alimentos do que sejam feitas poucas refeições em grande quantidade. Por exemplo, deve optar por fazer entre 5 e 7 refeições diárias com poucas quantidades do que fazer apenas 3 ou 4 refeições. Isto fará com que se sinta saciado/a por mais tempo. Não deve também comer pouco durante o dia pois isso fará com que sinta uma maior fome durante o final do dia. Caso coma durante o dia na quantidade certa, verá que não sentirá tanta fome ao anoitecer.

2. Comer alimentos aborrecidos: Este é outro motivo que faz com que fique com muita fome no final do dia. Se optar por comer apenas alimentos que não gosta tanto, irá perceber que está num regime e isso fará com que lhe apeteça outros alimentos que não são tão bons para a saúde. Deve tentar inserir, sempre que possível, uma variedade de produtos que gosta e que não prejudiquem o seu regime, para que consiga o fazer com o menor esforço possível. Verá que é muito complicado manter uma dieta quando apenas consome alimentos que não gosta ou não se sente bem pois notará um grande sacrifício.

3. Comer pouca proteína ao longo do dia: A falta de proteína ao longo do dia é outro factor que implica que sinta uma maior fome no final do dia, uma vez que as proteínas têm um papel importante de manter uma pessoa saciada durante mais tempo. Ao ingerir uma maior quantidade de proteínas ao longo do dia, verá que não sentirá tanta fome no final do dia, evitando a ingestão inconsciente de produtos pouco saudáveis.

4. Falta de tempo de satisfação pessoal: A falta de satisfação pessoal também faz com que sinta uma maior fome, também relacionado com a fome emocional. Naqueles momentos em que sente pouca satisfação pessoal, pode necessitar de ingerir alimentos que o façam sentir melhor, e que muitas das vezes estão associados a produtos que devemos evitar na nossa alimentação. Deve tentar, ao máximo possível, manter-se satisfeito/a de forma a conseguir manter o regime.

5. Comer poucos hidratos de carbono: Os hidratos de carbono são uma fonte essencial para manter a saciedade, mas são também algo que não deve ser consumido em excesso pois é bastante responsável pelo aumento de peso nas pessoas. Embora os hidratos de carbono devam ser reduzidos, estes são importantes para dar energia e por isso não podem mesmo ser removidos completamente das refeições pois criarão o efeito oposto. Ao consumir uma pequena quantidade de hidratos, verá que terá pouca energia e que sentirá necessidade de os consumir no final do dia. A ingestão no final do dia deve ser reduzida pois o corpo não terá tempo para queimar estas calorias.

6. Consumir bastante açúcar ou alimentos processados: A ingestão de alimentos processados e de alimentos com bastante açúcar são prejudiciais para a saúde e fazem com que sejam ingeridos ainda mais alimentos prejudiciais uma vez que o açúcar é viciante. Quanto mais açúcar consumimos, mais tendência temos de os consumir novamente dado o vício, pelo que devemos evitar ao máximo a ingestão. Quanto mais retirarmos da nossa alimentação, melhor será, pois chegará a uma altura em que nos habituaremos e não notaremos a falta.

7. Não fazer refeições completas: Não completar as refeições também são um motivo para que ataque o figorífico no final do dia, pois notará uma necessidade de completar as refeições que não foram completas. Estas refeições incompletas estão muitas vezes relacionadas com refeições com poucas quantidades ou refeições feitas com grandes espaços de tempos.

8. Não ter rotina alimentar: Como referido anteriormente, é muito importante ter uma rotina alimentar com o planeamento necessário. É fundamental planear as refeições com antecedência e criar uma rotina alimentar para que o corpo se habitue na ingestão destes alimentos e não sinta necessidade do consumo de outros. Quanto mais obrigar o corpo a ingerir determinados alimentos, mais vezes o mesmo sentirá necessidade destes alimentos e ajudará em todo o processo.

9. Comer rápido e sem consciência: Deve também tentar mastigar os alimentos devagar para que os mesmos possam ser processados e para que a informação que está cheio chegue ao cérebro. Caso opte por comer produtos rapidamente verá que a informação de estar cheio vai demorar mais a chegar, o que fará com que coma mais quantidades do que realmente necessitaria e do que realmente o seu corpo desejava. Assim sendo, opte sempre por mastigar bem os alimentos e comer com consciência.

10. Incluir pouca fibra: Não deve incluir pouca fibra na sua alimentação pois isso fará com que sinta menos saciedade e aumente o seu apetite. Alimentos ricos em fibra, tais como os cereais integrais, o pão integral, a aveia, etc, permitirão aumentar a sua saciedade e permitirão também dar a sensação de que o corpo não precisa de mais alimentos durante mais tempo.

11. Stress: O stress é outro factor que influencia todo o processo. Quando uma pessoa se sente mais stressada, verá que sentirá mais necessidade de consumir produtos processados e produtos com maior quantidade de açúcar. Nestes momentos de stress e de problemas emocionais, muitas pessoa refugiam-se na alimentação e acabam por encontrar prazer na alimentação através do consumo dos produtos que mais gosta, estando muitas vezes associado a produtos menos ricos nutricionalmente e com maior impacto negativo na nossa saúde.

12. Ficar várias horas sem comer: Deve evitar ao máximo ficar várias horas sem comer pois isso fará com que aumente a fome, e, passadas várias horas, verá que chegará a um patamar onde a fome é tanta que perderá a consciência do que realmente come. Assim sendo, o conselho que damos é de fazer várias refeições ao longo do dia e não ficar várias horas sem comer, mesmo que coma em menores quantidades em cada refeição.