Porque ficamos inchados devido à comida?

Parecendo que não, muitas das vezes ficamos inchados devido à comida e não sabemos porquê. Este inchaço pode ser incomodativo muitas das vezes e trata-se de uma reação do estómago a determinados alimentos que consumimos.

Razões para ficarmos inchados


O inchaço abdominal é uma queixa muito frequente e reportado por várias pessoas e pode estar relacionado com diversos factores. Habitualmente a alimentação é a maior responsável pelas principais causas de inchaço, e deve sempre existir uma consulta nestas situações para garantir com precisão qual é a causa real, já que pode causar descnforto e impactar a qualidade de vida da pessoa no caso de isto acontecer com alguma frequência. No entanto, existem algumas causas mais comuns e gerais que serão explicadas neste post.

Nesta publicação serão referidas os cinco motivos principais para o inchaço abdominal relacionadas com a alimentação.

Motivos principais para o Inchaço Abdominal:


1. Ingerir hidratos de carbono em excesso nas refeições: o consumo de hidratos de carbono em grande quantidade nas refeições pode ser responsável por este inchaço pois este excesso é transformado em glicogénio no músculo e no fígado, dando a sensação de inchaço. Em cada grama de glicogénio, acumulamos 4 gramas de água no nosso corpo, podendo acontecer estas situações desagradáveis.

2. Flatulência: Certos alimentos contém determinados hidratos de carbono e também aditivos almentares que podem provocar uma maior fermentação pelas bactérias intestinais causando fratulência, e, consequentemente, uma maior distensão no abdómen. Esta flatulência também é uma das grandes responsáveis por estas reações no corpo.

3. Consumo excessivo de bebidas alcoólicas: O consumo em excesso de bebidas alcoólicas leva a uma desidratação do corpo. Ao ser absorvido na parede intestinal, acabarão por atrapalhar na absorção da água, levando assim ao inchaço abdominal. Por este mesmo motivo, é importante beber muita água para não desidratar e reduzir ao máximo o consumo destas bebidas.

4. Consumo excessivo de sal na alimentação: Refeições com excesso de sal são muito responsáveis pela retenção de liquidos no nosso corpo, que pode conduzir a um inchaço. Embora seja necessário e importante para a vida, a maioria da população consome o sal em excesso, ingerindo mais do que devia. Desta forma, o organismo acaba por reter os liquidos. Grande parte do sal vem em alimentos processados e por isso mesmo é bastante importante ler bem os rótulos dos alimentos para verificar a quantidade de sal presente, e até para evitar doenças mais graves tais como a hipertensão artificial.

5. Consumo em excesso de bebidas gasosas: Tal como o álcool, o gás também provoca um inchaço no abdómen. Por este mesmo motivo, é bastante importante evitar o consumo de bebidas com gás.

O que fazer para aliviar:


Alguns especialistas recomendam o consumo de chá de camomila para a redução deste problema 30 minutos após a refeição de forma a ajudar a digestão da mesma e evitar a acumulação e produção de gases no estómago. Além disso, a ingestão de determinados alimentos, como fibras, legumes, verduras e frutas, e o aumento da ingestão de liquidos são muito importantes para quem sofre de inchaço abdominal.

Existem também alguns hábitos alimentares que podem ser seguidos e que ajudam neste processo, tais como mastigar de forma correta e devagar, e praticar exercício físico (por exemplo, caminhar) para ajudar no estimulo do movimento intestional.

Em casos mais graves, e caso ocorra com muita frequência, deve optar por consultar um médico especialista, onde devem ser feitos alguns exames para verificar o que pode estar a acontecer consigo, tais como endoscopias e colonoscopias. Se for algo esporádico, deve apenas ter em atenção mas pode estar relacionado com o consumo de alguns alimentos nesse mesmo dia.

Como melhorar a digestão:


Existem algumas regras que deve seguir para melhorar a sua digestão:
1. Evitar beber liquidos durante as refeições, especialmente em grandes quantidades. O ideal é beber de entre 30 minutos a 1 hora após a refeição e não antes desse periodo.
2. Não se distraia durante o processo de mastigação, quer seja com o seu telemóvel ou com o seu computador, por isso mantenha uma boa postura enquanto está a comer.
3. Tente mastigar devagar e triturar bem os alimentos para melhorar o seu processo de digestão.
4. Evitar tipos de alimentos que causam inchaço, tais como alguns legumes e verduras (brocolos, couve-flor e repolho). Os feijões e lentilhas provocam inchaço devido aos açúcares e os laticínios podem provocar devido à sua lactose.
5. Evitar dormir depois das refeições pois pode atrapalhar na digestão e pode também provocar azia ou queima no estómago.