Dicas para diminuir a retenção de líquidos

Muitas pessoas passam por momentos de retenção de liquidos, especialmente após cometerem alguns excessos na sua alimentação, que acabam por notar nos dias seguintes. Isto é efetivamente um problema reportado e por isso mesmo pode ver algumas dicas para conseguir diminuir estas situações.

Como diminuir a retenção de liquidos?


A retenção de liquidos é um dos grandes problemas reportados por muitos dos pacientes nas consultas pois acabam por se sentir inchadas e até com algumas situações onde sentem as pernas pesadas. A retenção de liquidos está associada a diversas situações de excesso na alimentação e causa algum mau estar. Pode acontecer se ingerir uma grande quantidade de sal ou gorduras ou açúcares. Em geral aparece quando uma parte do corpo fica mais inchada devido a ter muitos liquidos acumulados dentro das células, podendo também acontecer quando ficamos muito tempo na mesma posição, quando temos alterações nas hormonas, por consequência de ter uma alimentação muito rica em sódio ou devido a alguma doença.

No entanto, existem algumas formas de poder diminuir a quantidade de vezes em que isto acontece, e por esse mesmo motivo, esta publicação visa dar algumas recomendações para a retenção de liquidos que causa algum inchaço, principalmente no abdómen.

Beba muita água


De forma a compensar a falta de água no seu corpo, o seu corpo retém água extra quando ocorre a desidratação. Por isso mesmo deve beber muita água com muita regularidade, não apenas porque não tem qualquer caloria, mas principalmente porque o corpo é responsável por mais de 80% de água e porque melhora a função renal.

Consuma alimentos com bastante potássio


Para reduzir a retenção de água também pode e deve ingerir uma grande quantidade de potássio, presente em muitos dos alimentos, tal como é o caso da banana. De acordo com alguns estudos, isto permitirá que não sinta tanta retenção, pelo que deve optar por este tipo de produtos sempre que sentir o seu corpo a reter os liquidos. Além disso, isto fará com que aumente a produção de urina e reduza os niveis de sódio do organismo. Exemplos de produtos ricos em potássio são as frutas desidratadas, os cereais, as leguminosas, as nozes, os amendoins, entre outros.

Faça muito exercício físico


O exercício físico é também um bom aliado no que toca à redução da retenção dos liquidos para além de permitir a exercitação do seu corpo e dos seus músculos e para além de permitir uma maior queima de calorias. Ao praticar de forma ativamente, estará a eliminar o desconforto proveniente desta situação. Alguns exercícios naturais que são mais indicados são a corrida, o ciclismo ou até mesmo a caminhada a passo rápido. Ao contrair os músculos durante a prática do exercício físico, os grupos musculares forçaram a eliminação do excesso de liquidos através da urina, e por esse mesmo motivo é bastante comum sentir vontade de ir à casa de banho urinar após 1 hora de prática de exercício.

Ingira muitas infusões


A ingestão de infusões pode também ter um papel fundamental neste aspeto. Embora os estudos ainda sejam meio escassos neste campo, a verdade é que o dente de leão, o hibisco e a cavalinha podem efetivamente ter uma contribuição positiva, para além de outros chás e infusões. Verá que se sentirá melhor após a ingestão.

Levar massagens de drenagem linfática


As massagens de drenagem linfática podem também ajudar a aliviar os sintomas associados a este problema, especialmente no que concerne às pernas pesadas. Para este caso deve falar com alguém especializado que tenha experiência neste tipo de massagens para que consiga analisar o seu caso e lhe dê o melhor tratamento. Este tratamento é especialmente necessário caso seja muito frequente o aparecimento deste problema em si. É uma ótima estratégia para eliminar o excesso de liquidos de uma forma natural e através de movimentos bastante marcados, com sessões que variam de 3 a 5 vezes por semana e com cada sessão a durar cerca de 45 a 60 minutos. Caso sinta vontade de urinar após a massagem, conseguirá perceber que efetivamente a massagem teve um impacto positivo na sua retenção de liquidos.

Para finalizar, lembre-se de anotar estas dicas e de as colocar em prática sempre que sinta um desconforto proveniente de algum esforço que tenha cometido no dia anterior, tal como excesso de consumo de sal, açúcar ou gordura, e que sinta o seu impacto no dia seguinte. Tente, sempre que possivel, substituir o sal por ervas aromáticas, evite o consumo de enlatados ricos em sal e aumente o consumo de alimentos ricos em potássio.