Receitas de hambúrguers saudáveis

Normalmente estamos habituados a ouvir dizer que não se deve consumir hambúrguers pois não são saudáveis e que têm um impacto negativo na saúde. No entanto, a verdade é que isso depende muito do hambúrguer, e por esse mesmo motivo, esta publicação tem como objetivo demonstrar que é possível cozinhar e consumir hambúrguers saudáveis, sem pesar na nossa consciência.

Receitas de hambúrguers para fazer em casa


Ter hambúrguers já feitos em casa pode ser uma excelente opção para aqueles dias em que não nos apetece cozinhar e nos apetece algo diferente. No entanto, as opções de compras nos supermercados não são as melhores dado que as que existem atualmente são compostas por muitos aditivos e conservantes, para além da quantidade de gorduras e açúcares que os mesmos contêm. Por esse mesmo motivo, é bastante importante conseguirmos fazer receitas diferentes onde sabemos ao detalhe quais são os ingredientes e as quantidades, e onde conseguimos comê-los tendo a plena consciência de que não estamos a prejudicar os nossos resultados.

Nesta publicação irei mostrar três receitas de hambúrguers que pode fazer na sua casa em vez de os comprar já embalados. Para além de melhorar a sua saúde, terá a oportunidade de experimentar diferentes opções que podem encaixar bem no seu dia a dia por serem extremamente deliciosos, práticos e saudáveis.

Hambúrguer de Pescada e Salmão


Ingredientes: 100 gramas de batata cozida, 100 gramas de grão cozido, 150 gramas de lombo de salmão bem como 150 gramas de lombo de pescada, 3 colheres de sopa de farinha de trigo integral (ou, em alternativa, pão ralado), 1 ovo pequeno (de classe S), salsa picada qb, 2 colheres de sopa de azeite e 100 gramas de milho.

Modo de Preparação: Primeiramente esmague as 100 gramas de batata cozida dentro de uma tigela com o garfo até ficar bem esmagado. De seguida, triture e misture bem as 100 gramas de grão cozido e o peixe cortado em bocados (pode utilizar o robot de cozinha se tiver preferência) com a batata esmagada. Acrescente então o ovo, o pão ralado e a salsa picada, e misture tudo muito bem misturado. De seguida, faça o molde para seis hambúrguers e coloque-nos no forno dentro de um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e pincel com uma colher de sopa de azeite. Aqueça o forno a 180 graus e coloque o tabuleiro no forno durante 15 minutos quando atingir a temperatura. E assim estão feitos seis hamburguers em apenas 15 minutos.

Hambúrguer de Peru com Espinafres


Ingredientes: 300 gramas de peito de peru, 60 gramas de flocos de aveia finos, 2 claras de ovo de 60 ml, 75 gramas de espinafre bem como de queijo ralado magro, 2 colheres de sopa de cebola picada, 1 colher de sobremesa de alho em pó, 200 gramas de arroz e 1 colher de sopa de azeite.

Modo de Preparação: Em primeiro lugar deve picar a carne muito bem picada (pode até já pedir no talho e assim não necessita de ter esforço extra). Coloque a carne bem picada numa taça, acrescente os flocos de aveia, os espinafres cortados, as claras de ovo, o queijo ralado, o alho em pó, a cebola. Deite uma colher de sal e misture tudo muito bem misturado. Coloque a mistura dividida em quatro partes de tamanho igual. Finalmente, utilizando uma frigideira antiaderente, adicione a colher de sopa de azeite e frite os hambúrguers durante aproximadamente 8 minutos (4 minutos para cada um dos lados). No fim, assim que estejam prontos, já pode servir e consegue facilmente acompanhar com arroz ou massa. Este hambúrguer tem a proteína do peru e conta com os legumes.

Hambúrguer de Feijão Preto


Ingredientes: 3 chávenas de feijão preto cozido (escorrido e também lavado), meia cebola, 2 dentes de alho picados, 1 colher de vinagre balsâmico, 1 colher de chá de cominhos, meia colher de chá de sal marinho, meia colher de chá de pimenta preta, 1 ovo, 3 colheres de sopa de pão ralado, e azeite qb.

Modo de Preparação: Comece por misturar o feijão, o alho, os cominhos, o sal, a pimenta e a cebola numa tigela de grande dimensão. De seguida, com um amassador de batatas amasse tudo até que a mistura fique bem unida mas ainda seja possível observar alguns pedaços de feijão preto. Acrescente o ovo e o pão ralado e misture tudo muito bem misturado. Após tudo muito bem misturado, forme 6 hambúrguers através da mistura húmida. Caso esteja muito húmido, opte por levar ao figorifico durante 20 minutos para ficar firme. Termine picelando a frigideira com azeite e frite os seus hamburguers durante aproximadamente 10 minutos (cinco para cada um dos lados). E pronto, desta forma, já pode acompanhar com arroz ou massa na sua refeição.

E desta forma foram apresentadas três diferentes receitas de hambúrguers que pode fazer na sua casa sem os comprar já embalados ou pré-cozinhados.