Dicas para ter controlo nas refeições fora de casa

Já imaginou conseguir manter o controlo do seu plano de dieta mas acabar por deitar tudo a perder quando por algum motivo tem de ter a sua refeição fora de casa? Isto acontece com muitas pessoas que ficam a semana inteira a cumprir o plano à risca mas depois deitam tudo a perder num almoço com amigos ou colegas de trabalho.

Atitudes a ter em conta numa refeição fora de casa


Se tem por hábito ter refeições fora de casa, então esta publicação é para si. Deve ter em atenção sempre que comer num restaurante para evitar que estrague todo o seu plano que tem vindo a cumprir à risca por apenas essa refeição mal planeada.

Embora muitos de nós gostamos de disfrutar de um bom restaurante e nem sempre seja fácil conseguir optar por opções mais saudáveis, existem algumas regras que deve seguir e que lhe permitem reduzir o mal que essas refeições podem causar. Em geral, deve tentar minimizar as calorias consumidas na refeição.

Troque refrigerantes por água com gás e rodelas de limão


Os refrigerantes contêm uma grande quantidade de açúcares e de calorias associadas, pelo que são responsáveis por grande parte das calorias presentes numa refeição. Ao substituir simplesmente o seu refrigerante por água com gás e rodelas de limão, verificará uma grande alteração na quantidade de calorias a ser ingeridas.

Peça os seus molhos à parte


Não peça molhos na sua comida pois também aumentam as calorias e adicionam muita gordura à sua refeição. Opte por uma refeição simples e com poucas gorduras, e ao pedir o molho à parte consegue controlar as quantidades de molhos associados à refeição, e pode sempre optar por não querer molho. Embora idealmente não deva escolher molho, caso o deseje, tente adicionar em pequenas quantidades.

Divida as sobremesas com os seus amigos


As sobremesas são, para muitas pessoas, o mais dificil de controlar num restaurante, e conseguem facilmente adicionar muitas calorias à sua refeição para além de conterem muitos açúcares adicionados que são prejudiciais à sua saúde. Por isso mesmo, o conselho que lhe deixo é para dividir as sobremesas com os seus amigos caso não consiga evitar, pois assim estará a consumir em menor quantidade. É sempre preferível comer meia sobremesa do que comer uma sobremesa inteira.

Mastigue muito bem a comida


É fundamental mastigar a sua comida muito bem mastigada para que demore mais a terminar a sua refeição e assim o seu cérebro receberá a informação de que o seu organismo está cheio, permitindo assim, ingerir menos quantidade do que realmente ingeria se comesse rapidamente. Ao comer rapidamente sem mastigar bem os alimentos, a informação demora mais a chegar ao cérebro e o corpo acaba por comer mais do que deveria pois não recebe a sensação de barriga cheia.

Priorize o consumo de alimentos saciantes


Na refeição no restaurante deve priorizar o consumo de alimentos saciantes, tais como legumes, e os alimentos que são fontes de proteina. Então no fim pode incluir os alimentos fontes de gordura e hidratos de carbono, que são os que devem ser consumidos em menor quantidade. Isto fará com que minimize o consumo de açúcares e gorduras sem grandes sacrifícios.

Coloque legumes na metade do prato


Deve colocar legumes em pelo menos metade do prato pois são muito ricos nutricionalmente e têm um baixo valor calórico. Isto fará com que reduza a quantidade de hidratos e gorduras no seu prato.

Coma os alimentos por ordem


Deve comer os alimentos do seu prato por uma determinada ordem, começando pelos legumes, depois alimentos com maior teor de proteína (carne, peixe, ovos, leguminosas) e finalmente os cereais. Ao comer nesta ordem fará com que comece por comer os produtos mais saudáveis que lhe farão sentir-se saciado/a durante mais cedo.

Beba água na refeição


Independentemente se consome vinho ou refrigerante, deve também pedir água no restaurante para que consiga se manter hidratado/a e ao mesmo tempo conseguir emagrecer. Isto fará com que sinta menos necessidade de comer mais e assim não necessitará de fazer algum sacrifício.

Portanto, não se abdique de ir a um restaurante ter uma refeição diferente e desfrutar de uma refeição, desde que tenha em consciência que deve seguir estas dicas para melhorar o impacto negativo na sua dieta.