Dicas para quem trabalha por turnos

Existem diversas pessoas atualmente a trabalhar por turnos, quer seja em hospitais, em hoteis, em farmácias, em centros de saúde, em viagens a conduzir, entre outros. Nestes casos, existe uma dificuldade extra em conseguir seguir o plano à risca, e por isso existem algumas dicas que permitem ajudar estas pessoas.

Como atingir resultados trabalhando por turnos?


Atingir os resultados esperados pode se tornar complicado para aquelas pessoas que trabalham por turnos, pois por vezes trabalham de dia, outras vezes trabalham durante a noite, e os horários acabam por variar muito, ficando as pessoas com horários descontrolados em grande parte das vezes. Existem algumas dificuldades acrescidas na organização da rotina alimentar devido aos turnos. No entanto, com algum esforço extra, é sempre possível atingir os resultados esperados nestes casos e apenas é necessário seguir algumas dicas.

Nesta publicação serão partilhadas algumas dicas que visam ajudar estas pessoas no seu dia-a-dia tendo como ponto fulcral a sua organização. É importante, desde já, mencionar que nada destas dicas serão possíveis se não existir uma organização especial para que isto aconteça. Se não for organizado/a, é muito provável que não consiga atingir os seus objetivos e que sinta uma dificuldade para que eles se tornem realidade.

Além disso, para além da organização, verá nesta publicação que a simplificação é também um passo fundamental para o sucesso. Se não tem tempo para cortar manualmente os legumes, opte por os comprar já cortados, congelados ou embalados. Se não tem muito tempo para preparar as refeições, prepare em maior quantidade de uma só vez.

Segue estas dicas se já te deparaste com algumas dificuldades na tua organização da rotina alimentar.

Organiza a tua ementa semanal:


A cada semana, use uma hora dessa semana para organizar a sua ementa semanal. Cria as tuas refeições para a semana inteira, organiza sempre os teus lanches, e simplifica sempre que possivel. Se o teu tempo não é muito, opta por facilitar a tua vida e compra os alimentos já preparados. É muito importante cozinhar todas as refeições e deixá-las prontas em taças para as várias refeições da semana, incluindo os lanches. Isto evitará ter de organizar todos os dias e só precisará de dedicar umas horas num dia da semana para o fazer.

Tenha alimentos SOS:


Caso faça muitos horários noturnos, deve ter sempre consigo alimentos SOS de fácil ingestão. Se estiver a trabalhar ativamente a noite toda, não deve ficar sem comer pois acumulará a fome e acabará por comer mais do que realmente deveira. Leve alimentos de fácil ingestão, como fruta, iogurtes, frutos secos, gelatinas, queijo fresco, entre outros. Depois, assim que termine o seu turno, tome o seu pequeno almoço e aproveite para descansar.

Respeite as suas necessidades fisiológicas:


É extremamente importante que as necessidades fisiológicas sejam respeitadas sempre que possível embora entenda que existem vezes em que não conseguimos agilizar os horários da forma correta. É necessário ir à casa de banho sempre que sente vontade e comer sempre que sente fome para evitar episódios de descontrolo alimentar onde o corpo fica descontrolado.

Foca-te na organização:


Um dos passos importantes para se focar na organização é fazer uma lista dos alimentos básicos que precisa de ter em casa e tente sempre que possível não ter produtos que não deve consumir para que não sinta uma tentação de comer o que não deve. Para não ter de estar constantemente nas compras nos supermercados, quando for comprar, faça-o em maior quantidade e compre-o em embalagens para facilitar o seu trabalho.

Tente manter uma rotina alimentar:


Mantenha uma rotina alimentar e não salte as refeições. Caso tenha tendência em esquecer, crie lembretes e notas para se recordar, ou até mesmo utilize o seu telemóvel para o lembrar da sua rotina. Pode colocar lembretes para o lembrar de beber água ou para comer as refeições sem as saltar. Faça várias refeições por dia mesmo que em pequenas quantidades.

Leve estes alimentos consigo:


Leve consigo produtos simples sempre que possivel para aqueles momentos onde sente uma fome extra. Exemplos desses produtos são: bolachas de arroz, bolachas de milho, marinheiras, nestum de arroz zero, queijos babybel, ovos cozidos, sopa, hummus, omelete, panquecas, iogurtes e pudins proteicos, purés de fruta, fruta natural, leites de cacau, entre outras opções saudáveis.

Para concluir, nunca se esqueça que, com esforço e dedicação, tudo se consegue, mesmo quando existem algumas adversidades que o dificultam no atingimento dos seus objetivos. Mesmo trabalando por turnos consegue atingir os seus resultados desde que se foque em dois pontos chave: Organização e Simplificação.