Como escolher um iogurte?

Se é daquelas pessoas que chega ao supermercado e encontra uma grande variedade de iogurtes, desde líquidos a sólidos, e fica sempre na dúvida de qual deles deve escolher, este artigo é importante para si. A escolha de um iogurte deve seguir um conjunto de dicas.

Que critérios considerar na escolha de um iogurte?


Na escolha de um iogurte existem diversos critérios que devem ser considerados e que são muito importantes para podermos escolher um bom iogurte pois atualmente existe uma grande variedade deles nos supermercados, de diferentes marcas e com diferentes características. Embora pareçam muito semelhantes, existem muitas características e muitos critérios que devem ser considerados aquando da escolha. Muitas das vezes, a população foca-se nos iogurtes que têm uma menor quantidade de açúcares ou os que têm uma redução na gordura, mas isso não é suficiente para efetuar uma boa escolha com consciência e com um verdadeiro impacto positivo na nossa saúde.

Estes são alimentos amplamente consumidos pela população, especialmente as crianças, e por isso é bastante importante escolher um bom iogurte. Eles são provavelmente o alimento com maior variedade no mercado, e daí a sua dificuldade em encontrar um bom produto.

Nesta publicação deixo-vos alguns critérios importantes para ter em atenção na hora de tomar uma decisão. É sempre importante não esquecer que idealmente a lista de ingredientes deve ser a menor possivel pois quanto mais curta for a lista de ingredientes, menos processado é o alimento.

Lista curta de ingredientes:


O primeiro critério que deve ser seguido é a verificação e análise da lista de ingredientes de forma a interpretar e perceber quais são os ingredientes presentes no iogurte. Nesta lista de ingredientes devem ser evitadas opções que possuam natas, açúcar em um dos primeiros ingredientes da lista. Devem também ser evitadas opções com aditivos alimentares (como adoçantes e conservantes artificiais). É importante referir que a lista de ingredientes está sempre organizada e ordenada de acordo com a quantidade presente no produto. Desta forma, é esperado que os primeiros ingredientes sejam os que estão presentes em maior quantidade no iogurte enquanto os últimos se referem aos que têm uma menor quantidade presente. Por este mesmo motivo, é importante perceber se os ingredientes iniciais não são prejudiciais à saúde.

Evitar opções cremosas:


É também importante evitar algumas das opções existentes no mercado que possuem uma maior quantidade de açúcar ou um teor de gordura muito elevado. Alguns destes exemplos presentes no mercado são os iogurtes cremosos, os batidos e os iogurtes gregos. Todos nós já vimos e até já provamos estes iogurtes por serem doces e por existir uma grande variedade no mercado, mas, nunca pensamos realmente que eles contêm grandes quantidades de açúcar e gorduras que os atribui um bom paladar. Estas opções devem ser consumidas apenas esporadicamente e não devem ser consumidas em grande quantidade.

Evitar opções com pedaços:


Iogurtes com pedaços é também um tipo de iogurtes muito presente no mercado e que é adotado por muitas pessoas devido a sustentar mais relativamente aos iogurtes totalmente líquidos e sem pedaços. Existem iogurtes com cereais, com chocolate, com bolacha ou até com pedaços de fruta. Embora a maioria da população reconheça que iogurtes com cereais, bolacha e chocolate não são saudáveis e não devem ser consumidos, o mesmo não acontece com os iogurtes com pedaços de fruta. As pessoas pensam que os iogurtes com pedaços de fruta devem ser consumidos devido à fruta ser saudável. No entanto, é extremamente importante ter em atenção que o teor de açúcar é bastante elevado neste tipo de iogurtes e é sempre preferível optar pelos que não têm qualquer tipo de pedaços.

Optar por alternativas naturais:


Outro critério importante aquando da escolha de um iogurte é optar por alternativas naturais em vez de alternativas processadas e com muitos ingredientes. Assim sendo, é preferível optar por iogurtes naturais, onde não existe qualquer adição de açúcares; ou, caso prefira um iogurte com algum aroma (morango, pêssego, ananás) deve dar preferência aos iogurtes magros adoçados de stevia. Atualmente existem diversas opções de iogurtes magros onde o sabor altera-se muito pouco e a sua tabela nutricional é muito mais nutritiva.

Analise o teor de açúcar:


Finalmente, deve analisar a tabela nutricional dos iogurtes para verificar a sua composição e para analisar ao pormenor o iogurte. Cada produto tem a sua tabela nutricional onde é possível verificar a quantidade de açúcares, hidratos de carbono, gorduras, sais, calorias, entre outros. Este é possivelmente um dos pontos mais fulcrais na escolha pois é onde nós conseguimos obter toda a informação relativamente ao produto, embora muitas das vezes seja difícil efetuar uma análise detalhada a diversos produtos devido à falta de tempo. Neste caso em concreto, para ter a consciência de que está a fazer uma boa escolha, deve efetivamente garantir que o iogurte que escolher não ultrapassa os 10% de açúcares e os 2% de gordura.

Em suma, nesta publicação foram abordados cinco critérios que devem ser consultados para a compra de iogurtes. Embora muitas das vezes pareça um procesos fácil, a verdade é que, dada toda a variedade existente atualmente, pode se tornar realmente um desafio. Guarde estas dicas para que as possa consultar mais tarde.