Consequências de não ter uma boa rotina alimentar

Muitas das vezes não se esforçam para ter uma boa rotina alimentar e não têm atenção e cuidados com a sua alimentação, embora saibam e tenham a consciência de que isso não trás bons resultados. Todos sabemos que existem diversas consequências graves que podem ocorrer caso não optemos por uma boa rotina alimentar e por cuidados especiais na nossa alimentação.

5 consequências que podem ocorrer a quem não tem cuidados alimentares


Se você é daquelas pessoas que não tem cuidados relacionados com a alimentação e come o que apetece sem medir as consequências e sem pensar se realmente deve ou não o fazer, este artigo é muito importante para si e deve ficar atento nas possíveis consequências que pode vir a sofrer caso não mude os seus hábitos alimentares e caso não se esforce para atingir melhores resultados na sua saúde.

Nesta publicação deixamos-lhe cinco consequências para refletir e pensar se realmente quer continuar a seguir este caminho, ou se, por outro lado, prefere mudar a forma que encara a alimentação. Nunca se esqueça que sempre vai a tempo de mudar. Se ainda o faz, pode mudar os hábitos a qualquer altura. Basta querer!

1. Sensação de fome durante o dia


Muitas das vezes, uma grande consequência de não ter uma boa rotina alimentar está relacionado com sentir fome durante o dia. Em diversos momentos do dia isto pode acontecer, o que pode conduzir a episódios de fome emocional ou episódios de fome compulsivos, quando realmente não existe fome mas dada uma situação em particular, pensamos que temos fome. Isto pode ser facilmente evitado se efetuar um planeamento das suas refeições de forma a se manter saciado/a durante mais tempo, através, por exemplo, da ingestão de fibras e proteínas.

2. Sensação de falta de controlo


A sensação de falta de controlo sobre a vida é uma outra consequência que pode acontecer devido à lacuna de uma alimentação pensada e refletida. O facto de deparar-se com o problema de não saber o que comer e quando comer, aliado à falta de noção das quantidades a ingerir, está muito relacionado com a falta de organização do dia da pessoa. Isto deve-se novamente ao problema de não ter algo registado que o ajude a seguir e que o permita cumprir com o regime sem falhas e rumo ao objetivo. Isso provoca uma grande falta de controlo na sua vida que o distancia dos seus objetivos.

3. Perda de tempo e dinheiro


Aliado à falta de controlo da vida, também acaba por garantir três perdas na sua vida: a perda de tempo, a perda de dinheiro, e a perda de saúde. A falta de planeamento e a falta de saber o que comer, vai fazer com que, muitas das vezes, a comida seja encomendada ou sejam cozinhadas comidas de processamento rápido e que sejam muito fáceis de colocar em prática. Isto fará inclusivé com que haja uma perda de dinheiro pois a comida terá de ser encomendada mais vezes, levando a optar por produtos muito processados e sem qualquer interesse nutricional, tais como hambúgruers, pizzas, wraps, entre outros. Finalmente, e mais importante, a perda de saúde estará aliada a estas escolhas com uma grande quantidade de açúcares, sais e gorduras (muitas das vezes saturadas).

4. Sensação de Esgotamento e Revolta


Após todas as consequências referidas anteriormente, vem a sensação de esgotamento e de revolta por não estar a conseguir atingir os objetivos inicialmente propostos. Devido às suas más escolhas, acabará por se sentir frustrada e esgotada, especialmente quando ocorre o arrependimento das decisões tomadas, pois irá ver que cada vez está mais longe do seu objetivo e que está a acabar por destruir a sua saúde, levando a um aumento de peso, e, consequentemente, a um aumento no risco de aparecimento de doenças. Por isso mesmo, é bastante importante focar-se no que lhe motiva a fazer melhor e lutar para que consiga atingir esses resultados sem perder o foco. Se possível, e caso sinta que não é capaz de o fazer sozinha, pode e deve contactar personal trainers e nutricionistas para o/a ajudarem através da definição de planos de treino e de alimentação focados nos resultados que deseja obter.

5. Comportamento Disfuncional


A última consequência é o comportamento disfuncional, que faz com que muitas vezes o organismo não receba os nutrientes que efetivamente precisa, e acaba por causar alguns problemas disfuncionais. A falta de nutrientes no seu corpo leva a um enfraquecimento e a uma sensação de fraqueza emocional e física. Para que isto não aconteça, deve optar por seguir uma alimentação rica em nutrientes, com todos os minerais e com todas as vitaminas necessárias para um bom funcionamento do seu corpo e da sua mente.



A mensagem final desta publicação é para manterem um estilo de vida saudável de forma a evitarem todas estas consequências na vossa vida, que se refletem em cansaço físico e emocional, bem como no aparecimento de doenças que podem se vir a revelar graves a longo prazo. Por isso mesmo é importante ter cuidados básicos na alimentação o mais rapidamente possivel.