Porque os hidratos de carbono são importantes?

Uma das grandes dúvidas da população é se realmente os hidratos de carbono fazem mal e devem ser retirados totalmente de um processo de perda de peso. A verdade é que eles são importantes e não devem ser removidos totalmente.

Porque não deve retirar os hidratos de carbono da dieta?


Se optar por uma dieta com muito poucos hidratos de carbono verá que conseguirá perder peso muito rapidamente pois o consumo de hidratos de carbono em excesso é responsável por grande parte dos problemas de saúde, nomeadamente a obesidade. Por este mesmo motivo, a maioria da população tenta fazer dietas com o mínimo de hidratos de carbono possíveis pois trarão os melhores resultados a curto prazo. Porém, se pensar bem, provavelmente está a perder massa muscular e água em vez da gordura que realmente precisa, e essa gordura irá se manter. Além disso, a longo prazo irá acabar por não conseguir manter a dieta com baixos hidratos, pois acabará por ficar com pouca energia, já que eles são responsáveis por fornecer energia ao corpo. Assim sendo, a recomendação é que faça efetivamente uma redução na quantidade de hidratos de carbono consumidos, mas não os remova totalmente da sua alimentação, pois a longo prazo acabarão por trazer menos benefícios do que considera. Eles sabem bem, contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo e permitem nos dar energia para todo o dia, para além de terem o efeito de contribuir para não sentirem ansiedade ou depressão.

Veja alguns motivos para que não controle totalmente os hidratos de carbono do seu regime e para que os mantenha na sua dieta.

Energia para atividade física


Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do ser humano, e por isso mesmo é fundamental consumir hidratos de carbono para que tenha energia. Caso não os consuma, verá que não sentirá vontade de treinar e acabará por prejudicar o seu progresso. Quanto mais treinar, melhor será para o seu emagrecimento e para a sua saúde, e por isso também deve adequar este consumo de acordo com a sua prática de exercício físico.

Poupança de proteínas


Caso não consuma hidratos de carbono adequados ao seu corpo e para a sua energia, o seu corpo terá de utilizar as suas proteínas como fonte de energia. As proteinas são responsáveis pela manutenção da massa muscular, e por isso não devem ser utilizadas para lhe fornecer energia mas sim para tratar da manutenção dos seus músculos. Este é um dos grandes problemas das pessoas, especialmente dos homens que treinam muito, pois ao treinarem muito e comerem poucos hidratos, estarão a perder massa muscular e massa magra em vez de perderem a gordura que realmente desejam. Quando repararem, verão que perderam o músculo que tanto tempo demorou a atingir, e a gordura manteve-se.

Fornecem fibras necessárias


Os hidratos de carbono são também uma fonte de fibras, especialmente os integrais, tais como os cereais, as frutas e as leguminosas. Ao consumir hidratos, estará a consumir fibras, que são fundamentais no processo de emagrecimento pois garantem saciedade durante mais tempo. No entanto, deve optar por hidratos de carbono de absorção lenta (batata doce) em vez de hidratos de absorção rápida (arroz, massa).

Impedem o Stress e a Ansiedade


Se restringir severamente os hidratos de carbono da sua alimentação poderá deparar-se com alguns sintomas de stress e ansiedade prejudicando a adesão à sua dieta devido à falta de energia para o seu dia. Em casos mais graves, o stress e ansiedade pode levar a que não consiga manter a dieta e que se sinta mal consigo mesmo. Sempre que se sentir com mais stress ou ansiedade por estar a consumir uma quantidade muito curta, aumente a ingestão.

Dão mais prazer na alimentação


Arroz, massa e pão são dos alimentos que estão mais presentes nas refeições da população e que dão mais prazer no seu consumo. Já pensou se conseguiria ficar muito tempo sem consumir estes alimentos? Eles dão mais prazer na alimentação e mesmo que consiga controlar a curto prazo, a longo prazo é muito complicado. Por esse mesmo motivo, não corte o seu consumo mas sim reduza e adapte as quantidades de acordo com as suas necessidades, de acordo com os seus objetivos e também de acordo com os seus gastos em exercício físico. Quem pratica mais exercício físico necessita de mais hidratos para poder ter mais energia, enquanto quem gasta pouco não deve consumir em grandes quantidades.

Portanto, ponha na cabeça esta seguinte frase: "Não corte, modere!" e viva desta forma para atingir o seu peso ideal.