Como controlar a vontade de comer doces?

Um dos maiores problemas que muitas pessoas enfrentam no processo de perda de peso está relacionado com não conseguirem controlar a grande vontade de comer doces. Se é daquelas pessoas que tem muitos problemas neste controlo e está sempre a pensar neles, siga estas dicas com cuidado. Nunca se esqueça que não precisa de os excluir totalmente da sua dieta mas sim ter cuidado com as quantidades.

É possível controlar a vontade de comer doces numa dieta?


Muitas pessoas relatam que um dos grandes problemas numa dieta é controlar a vontade de comer doces ou algo que não está incluido no plano, e isso faz mesmo com que muitas delas desistam do processo ou nem pretendam começar. No entanto, a pergunta que se coloca é: "É mesmo necessário deixar de comer doces num processo de emagrecimento, ou podemos efetivamente arranjar uma solução para viver com eles?". Esta é uma pergunta interessante que será respondida nesta publicação, pois, como já dito anteriormente, tudo está relacionado com controlo e gestão, e nada precisa de ser removido totalmente de um plano de alimentação.

Nesta publicação poderá encontrar conselhos importantes para conseguir controlar esta vontade e para os incorporar na sua alimentação sem ter de os retirar totalmente.

Bom senso e equilibrio


Se gosta de comer doces e não consegue controlar a vontade, porque não os come com peso e medida? Verá que pode lhe fazer bem e fazer com que consiga seguir o resto do plano sem nenhum problema. Não se proiba de o comer se existe algum dia que não consegue mesmo controlar, mas deve o fazer apenas de vez em quando e não muito frequentemente. Desde que não exagere e desde que tenha bom senso, tudo se consegue controlar. Não precisa de comer uma tablete de chocolate inteira, por exemplo, pode comer apenas 3 quadrados ou 4.

Comer doses mais pequenas


Existe muito a ideia de que "perdido por 100, perdido por 1000", onde as pessoas pensam que, uma vez que comeram doces, que já está estragado e podem então comer o que quiserem, e aproveitam por se vingar, comendo muito mais do que deveriam. A verdade é que isso não é bem assim. Fugir do plano de alimentação por um pouco não é o mesmo que fugir do plano de alimentação por muito. Não é a mesma coisa adicionar 200 calorias ou adicionar 1000 ou 2000. Isto é um mito que tem vindo a ser desmistificado ao longo do tempo, e por isso, quando lhe dá um desejo de doces que não consegue controlar, tente, sempre que possível, comer uma quantidade pequena e mastigar o mais devagar possível para retirar o maior proveito.

Beber um copo grande de água


Sabia que se beber um copo grande de água, pode lhe passar os desejos dos doces? Isto porque a água irá hidratar o seu corpo, e quanto mais água beber, mais hidratado/a ficará. Ao se hidratar, os desejos ficam reduzidos, até porque a água terá o objetivo de lhe dar a sensação de estómago cheio. Fazer um chá ou adicionar uma rodela de limão à água pode ajudar para quem não consegue beber grandes quantidades de água.

Distrair-se


Esta é uma das dicas mais importantes nestes casos. Quanto menos atividades tiver, mais a sua cabeça ficará a pensar nos doces que deseja, e maior será a tentação de os comer. Grande parte das vezes, distrair-se é a solução. Ver um filme, dar um passeio, falar com algum amigo, jogar um jogo, entre outras atividades, irá fazer com que a sua cabeça distraia e acabe por deixar de lado o pensamento de furar a dieta. Portanto, sempre que tiver um descontrolo, pratique alguma atividade que gosta e que lhe dá prazer.

Não compre e não tenha em casa o que não pode comer


Se não vai poder comer, porque vai comprar e porque vai ter em casa? A verdade é que muitas pessoas acabam por não poder comer determinados produtos mas depois têem em grande quantidade na sua casa, o que faz com que aumente esta vontade de os comer. Se não os tiver em casa, mesmo que tenha uma grande vontade de os comer, não os poderá comer. Isto é um passo fundamental para quem tem vontade de comer doces frequentemente.

Coma alimentos ricos em proteina


A proteina, presente nas carnes, peixes, ovos, whey, entre outros, tem um efeito bastante positivo na saciedade e também ajuda a controlar os desejos. Por esse mesmo motivo, quando tiver desejos, tente optar por consumir, por exemplo, um ovo cozido.

Em suma, tenha em atenção que se tem uma necessidade constante de comer doces é porque algo de errado se está a passar, quer seja com o seu palador ou quer seja algum estado de espirito seu. Nunca se esqueça que é sempre importante ter bom senso e por isso pode fazer o que quiser desde que não cometa exageros.