Mitos sobre emagrecimento

É muito comum existirem alguns mitos sobre emagrecimento, que acabam por confundir um pouco quem está no processo de perda de peso. Muitas vezes estes mitos fazem com que as pessoas acabem por fazer as coisas de forma errada pensando que estão fazendo corretamente. Por isso mesmo, é muito importante ter a certeza antes de colocar em prática.

Mitos comuns relativamente à perda de peso


Quando uma pessoa quer perder peso, só está a pensar no seu objetivo, o que leva a muitas vezes fazer coisas que não pensa se são ou não corretas. Além disso, como muitas vezes são ditas por várias pessoas, acabam por confiar, prejudicando os seus resultados. Existem alguns mitos comuns, que serão abordados nesta publicação, que levam a maus resultados.

Esta publicação visa explicar os mitos mais comuns e demonstrar o porquê de não corresponderem à verdade. Depois de os saber, acredito que fará muita diferença no seu processo de perda de peso, por isso anote-os e preste muita atenção.

Comer de três em três horas


Quantas vezes já ouviu dizerem que devemos comer de três em três horas para conseguir perder peso? E se ultrapassar as 3 horas vai lhe trazer um efeito negativo? Será que isso é mesmo verdade? Não! Os horários em que cada pessoa quer comer depende da própria pessoa e pode ser escolhido pela mesma sem qualquer problema. Nós é que sabemos quais são as horas que temos fome, quais as horas que precisamos de comer e quais as horas que nos dá mais jeito comer, de forma a nos sentirmos melhores connosco próprios. Se não tem fome passadas três horas, porque terá de comer mesmo sem tendo fome? Consegue perfeitamente emagrecer fazendo refeições de 2 em 2 horas, como refeições de 3 em 3 horas, como apenas 1 ou 2 refeições por dia. O que depende efetivamente é como consegue controlar o seu apetite e seguir o plano que lhe foi recomendado. Como dito anteriormente, para perder peso é necessário estar em défice calórico, consumindo menos calorias do que são gastas pelo organismo, independentemente das horas do dia em que come. O que poderá acontecer ao comer com maior frequência é o metabolismo aumentar, e não ter tanta fome nas próximas refeições. Mas isso pode ser gerido por si.

Não comer as frutas que têm muito açúcar


Não existe qualquer problema em comer frutas que têm muito açúcar desde que tenha em atenção as respetivas quantidades. Embora o açúcar da fruta, também denominado por frutose, é igual ao que adoça muitos refrigerantes que provoca muita obesidade e muitos problemas de saúde. No entanto é muito dificil atingir a quantidade de frutose presente num refrigerante através da fruta. Para isso seria necessário comer dezenas de frutas, o que não é muito comum. Por esse mesmo motivo é que dificilmente consegue atingir a quantidade de açúcar presente num refrigerante apenas comendo fruta. Em acréscimo, as frutas são ricas em fibras, o que ajuda a desacelerar a absorção do açúcar presente, e possuem antioxidantes, vitaminas e água importantes para o nosso organismo.

Não comer arroz, massa e pão


Existe também o mito de que, para perder peso, não podemos consumir arroz, massa e pão por serem hidratos de carbono de absorção rápida e porque são responsáveis por engordarmos. No entanto, isso não é bem verdade e apenas deve existir um equilibrio aquando da ingestão destes alimentos. Não é necessário cortar estes alimentos para conseguir emagrecer mas tem de efetivamente controlar as quantidades consumidas, pois é verdade que o consumo de arroz, massa e pão em grandes quantidades provoca o aumento de peso por terem uma grande quantidade de calorias. Existe uma expressão "Nem 8 nem 88" que explica bem isto.

Os suplementos ajudam a emagrecer


Existe uma série de suplementos que dizem ajudar a emagrecer, porém verificam-se pouco eficazes. Embora alguns possam ajudar a perder peso após vários meses, estes não se justificam e não têm grande efeito. Na verdade, o que acontece é que as pessoas tomam estes suplementos enquanto têm alguns cuidados com a alimentação, e depois pensam que o efeito advém dos suplementos em vez da dieta, mas na verdade o resultado está relacionado com aquilo que comem.

Alimentos saudáveis são caros


Este é provavelmente o mito que nós ouvimos falar mais, e em muitas das vezes é verdade. Efetivamente em alguns casos, ou até na maioria dos casos, os alimentos saudáveis são mais caros do que as alternativas não saudáveis. No entanto, isto não se aplica a todos os casos. Se eventualmente considerar produtos como frutas, cereais integrais e legumes, provavelmente verá que as suas refeições custarão menos do que custavam antes. Por exemplo, ao reduzir a quantidade de carne ou peixe consumidos, e misturar com legumes, fará a diferença no seu preço total.

Nesta publicação foram desmistificados alguns dos mitos mais comuns e que efetivamente fazem toda a diferença durante todo o processo.