Bebidas alcoólicas engordam?

A grande maioria da população ingere bebidas alcoólicas, especialmente os jovens em convívios e durante festas com amigos. Por este mesmo motivo, pode se tornar complicado para algumas pessoas conseguirem fazer alguns convívios sem ingerir bebidas alcoólicas. No entanto, é muito importante ter em consideração que isso prejudica a perda de peso e não deve as beber quando está num processo de emagrecimento.

Posso beber bebidas alcoólicas num processo de emagrecimento?


Se está num processo de perda de peso e tem por hábito beber bebidas alcoólicas com frequência, especialmente em convívios e saídas com amigos, deixe que lhe diga que deve ter muito cuidado e deve o fazer com menos frequência. Embora antigamente havia a ideia de que um copo de vinho fazia bem à refeição, atualmente a ciência mudou e a verdade é que já não podemos dizer o mesmo. Atualmente o consumo de álcool não trás qualquer benefício e deve ser evitado ao máximo. No entanto, se é algo que gosta e que realmente não consegue deixar, deve aprender a diminuir as quantidades e a reduzir a quantidade de vezes que consome. Deve, pelo menos, tentar diminuir a frequência e as quantidades, já que não consegue retirar totalmente da sua vida.

Nesta publicação poderá encontrar algumas dicas para que consiga emagrecer mesmo consumindo algumas bebidas alcoólicas, desde que controlando e sem qualquer exagero. Nunca se esqueça que embora não tenha de remover completamente, estas bebidas são, de facto, muito calóricas e não devem ser consumidas frequentemente devido aos efeitos prejudiciais do álcool.

Escolha bebidas menos calóricas ou com menos álcool


O primeiro passo é optar pela escolha de bebidas com menos calorias ou com um menor teor de álcool. Embora possa pensar que não, isso pode fazer toda a diferença. Nunca pense no lema "Perdido por 100, perdido por 1000". É possível existir um equilibrio e conseguir optar pelas opções mais em conta. Vejamos um exemplo em concreto: uma cerveja sem álcool tem 7 calorias por 100 ml enquanto a mesma cerveja com álcool tem 42 calorias por cada 100 ml, sendo uma diferença de 35 calorias. Desta forma, as calorias presentes numa cerveja com álcool são equivalentes a seis sem teor alcoólico.
Outro caso em concreto é o vinho verde tinto com aproximadamente 57 calorias por 100 ml e a cidra de maçã com 49 calorias por 100 ml. É preferível optar por uma cerveja com álcool do que um copo de vinho verde, por exemplo.

Vá alternando o consumo destas bebidas com água


Como referido anteriormente, as bebidas alcoólicas são também responsáveis pela desidratação do corpo, e por isso mesmo é importante que vá alternando com água para que não ocorra desidratação. Além disso, ao beber água verá que não sentirá necessidade de beber grandes quantidades de outras bebidas pois a água irá também encher o seu estómago. Tenha sempre em consideração que pode consumir água durante todo o dia e a qualquer hora que deseja sem limitação. É das poucas coisas que pode consumir sem moderação pois faz muito bem para a saúde.

Utilize tamanhos menores:


Habitualmente existem vários tamanhos de bebidas nos diversos sítios com diferentes quantidades, o que leva a diferentes teores de álcool e obviamente a mais calorias. Quanto maior for o tamanho da bebida, mais calorias terá e um maior teor alcoólico. Desta forma, deve sempre pedir o tamanho mais pequeno, estando assim a reduzir a quantidade ingerida. Vejamos um exemplo de uma cerveja com 100 ml ou uma cerveja com 1 litro, obviamente que a cerveja com 100 ml será menos prejudicial para a sua saúde.

Não beba se estiver a sentir fome:


Caso esteja com fome e não tenha comido já há muito tempo, deve evitar beber pois nesses casos os efeitos são mais acentuados e provocarão uma reação mais forte no seu organismo. Nunca é aconselhável beber quando o seu estómago não tem muita comida ingerida. Para além disso, de forma a diminuir a fome que está a sentir, acabará por ter mais vontade de beber, o que acabará por ingerir muito mais do que pretendia.

Para concluir, como explicado nesta publicação, é possível emagrecer mesmo bebendo bebidas alcoólicas. No entanto, deve ter sempre em consideração que a sua frequência deve ser reduzida bem como a quantidade ingerida. Caso não tenha em atenção as dicas fornecidas, não irá atingir os resultados que deseja e verá que poderá provocar um efeito negativo na sua saúde.