Como diminuir gordura localizada na barriga?

Cada vez mais a população em geral queixa-se de alguma gordura localizada na barriga e perguntam como é que podem diminuir esta gordura especialmente pois é onde provavelmente notam uma maior diferença e onde normalmente é dado mais destaque. Este é um dos objetivos de muitas pessoas e esta publicação vem ajudar a esclarecer o que pode e deve ser feito nesse sentido.

É possível diminuir a gordura localizada na barriga?


A verdade é que, embora seja um objetivo de muita gente, este é efetivamente um objetivo ingrato pois não depende totalmente da pessoa. Isto é, não existe nenhuma estratégia que se direcione apenas para a gordura localizada na barriga. Habitualmente as estratégias existentes para a perda de peso e de gordura estão relacionadas com o corpo como um todo e não apenas uma parte do corpo especifica, embora normalmente nessas situações o que possa ser melhorado é o treino nessas partes específicas.

A verdade é que acumular gordura na zona abdominal não é apenas algo estético, mas sim algo mais importante do que isso. Para além de todos nós querermos ter uma barriga lisa sem muita gordura, a verdade é que esta gordura também acarreta diversos riscos para a saúde no aparecimento de doenças, tais como diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo risco de aparecimento de cancro.

Sobretudo após a menopausa, muitas mulheres têm uma maior dificuldade em fazer esta redução, especialmente se tiverem sido mães pois o corpo modifica-se, devido à queda dos estrogénios, que é muito comum nestas fases de vida das mulheres. Embora muito se relacione com a genética das pessoas, existe sempre forma de lutar contra estes desafios.

No entanto, está comprovado através de alguns estudos feitos em todo o mundo que é possível perder massa gorda se forem inseridos exercícios cardiovasculares após o treino de força, pois permitirá uma maior queima da gordura. Ainda assim, isto não é suficiente e outras condições devem ser postas em prática para que obtenha resultados significativos e perca gordura de uma forma generalizada.

Nesta publicação poderá encontrar essas mesmas condições que a ajudarão a ficar mais perto do seu objetivo. Por isso foca-te e não procures uma solução mágica que te permita o fazer rapidamente. Tudo leva o seu tempo e se te esforçares verás que atingirás o que realmente queres.

Estar em Défice Calórico:


Um dos principais passos é estar em défice calórico. Estar em défice calórico significa gastar mais do que consome para que o corpo vá buscar a energia que precisa às gorduras acumuladas no seu corpo. Por esse mesmo motivo, é extremamente necessário saber as calorias que deve ingerir durante o dia dependendo do seu metabolismo e quais as calorias que queima dependendo do exercício físico que o faz. Ao saber o que o seu organismo gasta, consegue facilmente fazer uma contagem das mesmas e perceber se está ou não em défice calórico. Embora existam várias opiniões e várias dicas de várias pessoas, a verdade é que é possível emagrecer comendo diversos produtos, até produtos com mais açúcar, embora não sejam tão ricos nutricionalmente. Desde que tenha em consideração as calorias dos produtos e as calorias que pode consumir, é possível emagrecer. No entanto, é sempre preferível optar por consumir em maiores quantidades aqueles produtos menos calóricos, para que não sinta fome no processo de redução de gordura, mas sempre tendo consciência de que não precisa de ficar limitado a um regime fixo e é sempre possível ter uma dieta flexível com a inserção de alguns produtos menos saudáveis.

Treino de força e cardiovascular:


Como referido, o treino de força e treino cardiovascular têm um papel fundamental na redução de gordura pois para além de permitirem tonificar os músculos do seu corpo, também permitirão queimar calorias que ingeriu, facilitando o défice calórico. Um plano de treino e um plano de alimentação em conjunto são essenciais para atingir os objetivos desejados de uma forma mais fácil, pois os planos estarão de acordo com o seu objetivo e permitirão fazer um planeamento mais atempado.

Alimentação rica em proteinas:


Privilegie, sempre que possível, uma alimentação rica em proteinas nas suas refeições. A proteina tem um papel muito importante para a regeneração do músculo, especialmente após os treinos, e para permitir um melhor controlo da fome. Sentir-se-á mais saciado/a e sentirá mais energia para o seu dia.

Controlo de excesso de açúcar:


Deve também controlar o excesso de açúcar e até minimizar ao máximo. Este excesso é completamente prejudicial à sua saúde e dificultará o atingimento do seu objetivo. Quando são consumidos hidratos de carbono de absorção rápida (tais como são os açúcares), estes são armazenados rapidamente de forma fácil no seu corpo, especialmente na zona onde acumula mais gordura, que é o abdómen. Assim sendo, ao ingerir uma grande quantidade de açúcares irá estar a se distanciar do objetivo e irá estar a ingerir muitas calorias em um curto espaço de tempo, o que depois se torna complicado de reduzir.

Controlo de quantidade de álcool:


O álcool é também um dos grandes problemas da população em geral, muito especialmente dos jovens e daquelas pessoas que se gostam de divertir na noite e que gostam de consumir álcool para animar a noite de alguma forma. No entanto, este é um dos grandes problemas para a acumulação de gases e de gordura localizada na barriga pois as bebidas alcoólicas têm um elevado número de calorias, e que, dependendo da bebida, podem mesmo estragar os resultados obtidos. Se deseja emagrecer, não deve ingerir álcool frequentemente.

Qualidade do Sono:


Já devem ter reparado que há dias em que não dormem bem ou tão bem como queriam, e isso reflete-se nas ações e nas decisões tomadas durante todo o dia. Uma noite de sono mal dormida pode ser o suficiente para estragar um dia de resultados devido ao cansaço, que, a longo prazo, pode se tornar realmente prejudicial. O sono é responsável por uma grande percentagem do seu dia e do seu estado de humor, e por isso mesmo é extremamente importante ter em atenção e garantir que dorme pelo menos 8 horas diárias, sem interrupções.

Ingestão de água:


Sempre que possível, ingira água. A água não tem calorias e faz muito bem à saúde devido à grande percentagem de água que o nosso corpo tem e precisa. Para terem uma ideia, 80% do nosso corpo é agua, e por isso mesmo é muito importante estar sempre hidratado. Deve especialmente ser ingerido antes das refeições de forma a diminuir o apetite, e deve ser ingerido sempre que sinta alguma fome pois normalmente a fome é confundida com a sede, e a água pode dar o efeito de barriga cheia.

Paciência:


Finalmente, para terminar, a paciência é um dom importantíssimo para quem quer perder peso, especialmente gordura localizada na barriga. Como viram, existem vários passos que devem ser seguidos com muita atenção e cuidado, e existem muitos sacrifícios que necessitam de ser feitos para que os resultados sejam atingidos. É muito comum as pessoas pensarem que vão ter resultados instantâneos logo nos primeiros dias, e por isso acabam por estar constantemente a se ver ao espelho e a se pesar. No entanto, isso não é verdade pois bons resultados demoram a aparecer, mas aparecem garantidamente se forem seguidos os conselhos dados e se os planos forem seguidos corretamente. Normalmente quando os resultados aparecem muito rapidamente, a verdade é que também desaparecem com a mesma rapidez ou até mais rápido.

Em suma, não tenha pressa de atingir os seus objetivos. Foque-se no seu objetivo, foque-se nos resultados que quer obter, foque-se em fazer tudo certo e de fazer da melhor foram possível e verá que os resultados aparecerão sem notar. Em casos mais extremos em que sente que não consegue fazer de forma autónoma, contacte profissionais especializados para o ajudar que analisarão a sua situação e darão os melhores conselhos adequados ao seu caso.