Devo comer sopa à noite?

Muita gente pergunta se efetivamente comer apenas sopa à noite é ou não uma boa solução e se permite um melhor agradecimento em comparação com jantar outros pratos com hidratos de carbono. A verdade é que isso depende de muitos critérios e de muitas condições que devem ser sempre analisadas caso a caso.

Será que comer sopa à noite é um boa estratégia?


Se é daquelas pessoas que se pergunta se realmente é boa ideia comer apenas sopa à noite, esta publicação é importante para si e deve-a ler com atenção para tirar as suas conclusões. Embora pareça simples, não existe uma regra geral e isso varia de caso para caso, dependendo de um conjunto de critérios. Depende do tipo de sopa que pretende comer, depende dos ingredientes que deita na sopa, depende do que realmente comeu durante todo o dia, depende do seu apetite naquele momento do dia, depende se praticou ou não exercício e qual foi a quantidade de exercício, depende do que vai fazer depois de comer a sopa (isto é, se vai dormir ou se vai praticar alguma atividade), depende se vai ou não sentir fome se comer apenas a sopa, depende se faz porque realmente gosta ou se faz porque sente que assim o tem de ser devido à sua dieta, entre muitos outros factores. Como viu, não é algo que seja simples de dar uma resposta sem analisar primeiramente todo o contexto.

Nesta publicação vou lhe dar alguns conselhos e você próprio/a irá intender se realmente é ou não uma boa estratégia apenas consumir sopa para o jantar, e se realmente se adequa ao seu caso em concreto.

A primeira pergunta que deve se fazer antes de considerar e pensar se deve ou não o fazer, é saber o que leva a sua sopa. A sua sopa leva batata? feijão? arroz? tem legumes? qual é a quantidade de azeite que deitará na sua sopa? qual será a quantidade de legumes que irá deitar? a sua sopa é feita apenas de legumes sem batata e com pouco azeite? tudo isto é importante ser considerado e faz toda a diferença na hora de tomar a sua decisão.

Além disso, deve-se perguntar a si próprio o motivo pela qual come a sopa ao jantar. É porque não consegue fazer uma refeição completa por não ter apetite suficiente? É porque é mais fácil de fazer? É porque acha uma boa estratégia para emagrecer? É porque realmente gosta? É porque se sente bem quando come? Isto também é fundamental para tomar a sua decisão se deve ou não continuar a comer apenas sopa à noite.

A grande verdade é que pode ser muito bom em alguns casos, e pode ser muito mau em outros tantos casos. Vejamos o seguinte caso:

Se realmente só vai comer sopa ao jantar porque não consegue comer um prato principal devido a ter comido em grande quantidade ao lanche e agora estar sem apetite, devido a ter comido bolachas, queijos, pão, fruta, frutos secos, etc, deve controlar a ingestão desses alimentos ao lanche para que consiga ter uma refeição com um maior equilibrio no jantar e não apenas uma sopa. Pode até jantar sopa, mas deve adicionar, por exemplo, uma fonte de proteinas (carne, peixe, ovos) para lhe dar mais saciedade.

Se fez uma boa ingestão de alimentos durante o dia e fez um lanche reforçado, tendo comido a quantidade correta de peixe, fruta, cereais, leguminosas, carne, e apenas precisa de algo para não ir para a cama em jejum, então a sopa serve perfeitamente e pode ser uma excelente escolha comer apenas uma sopa de legumes ao jantar.

No caso de ter comido a sopa apenas porque considera ser uma boa estratégia para emagrecer, isso não é certo e dependerá de alguns factores. Caso a sopa tenha uma grande quantidade de batata ou feijão ou grão, e seja composta por muito azeite, ela pode ter as mesmas calorias ou até mais do que um prato de comida tradicional, até porque o azeite tem muitas calorias tal como os hidratos de carbono. Por outro lado, se a sua sopa for simples com legumes e pouco azeite, e alguns legumes para mastigar, e acompanhar com um pouco de carne, peixe, ovos, queijo magro para se saciar mais e ajudar a preservar a sua massa muscular durante a noite enquanto estiver em jejum, então isso é efetivamente uma boa opção e ajudará no processo de emagrecimento.

Portanto, como visto, cada caso é um caso e apenas você conseguirá saber se é ou não uma boa estratégia. Em último caso, pode consultar uma nutricionista que lhe dirá qual a melhor estratégia adequada aos seus objetivos.