Estratégias para usar nas idas às compras

Um dos grandes desafios no processo de emagrecimento está relacionado com as idas às compras onde muitas das vezes podem ser comprados produtos que não deveriam. Caso compre o que não deve, irá acabar por consumir o que não deve, e dificultará a sua perda de peso.

Que estratégias devem ser adotadas nas idas às compras?


Ir às compras durante o processo de perda de peso pode ser algo realmente desafioso e que implica alguns cuidados para que não acabemos por comprar produtos que não deveriam ser realmente comprados. A partir do momento em que compra produtos que não deve consumir e os guarda na sua casa, verá que é muito mais complicado de manter o foco e durante várias vezes se depará com uma tentação de consumir esses produtos. O melhor conselho é não ter em casa aqueles produtos que lhe provocam uma tentação e apenas ter aqueles que pode consumir no seu plano de alimentação. Imaginemos o simples caso em que eu não posso comer chocolates, mas tenho uma dispensa cheia de chocolates e bolachas na minha casa. Obviamente que isso dificultará todo o meu processo e durante muito tempo será dificil resistir à tentação pois é algo que realmente gostamos e não devemos comer. Embora durante os primeiros dias possa ser possivel resistir, a longo prazo isso só é possível caso tenha um foco muito grande nos seus objetivos e caso seja muito forte psicologicamente para contrariar a sua mente, pois a sua mente quererá muito.

Nesta publicação encontrará sete estratégias que deve utilizar na sua ida às compras nos supermercados para que não fique baralhado/a e sem saber o que realmente comprar.

Fazer uma lista antes de se deslocar ao supermercado


Fazer uma lista de produtos essenciais que precisa antes de ir ao supermercado é muito importante pois permitirá que os compre sem impulsão. Assim, consegue saber exatamente o que tem em falta em casa e necessita, e em casa consegue facilmente ver quais são as escolhas mais saudáveis e que deve inserir na sua dieta, em vez de o fazer no supermercado onde o tempo é menor. Em casa tem muito mais tempo para tomar as decisões certas, analisar todos os produtos em separado, ver quais são as melhores opções existentes, ver o que realmente tem em falta em casa e até fazer um planeamento das refeições. Se se deslocar ao supermercado sem uma lista prévia, irá acabar por perder muito mais tempo, fazendo com que não tenha tempo de analisar corretamente as tabelas nutricionais dos produtos e que acabe comprando vários produtos por impulsão sem realmente necessitar dos mesmos.

Fazer um planeamento semanal de um menu


Conseguir planear as refeições todas semanalmente permite uma poupança de tempo e dinheiro, pois assim consegue planear realmente as doses que efetivamente necessita e permitirá consumir pratos equilibrados. Assim não terá de estar constantemente a pensar o que deve cozinhar pois já terá tudo pronto e só necessitará de ter em conta o planeamento feito. Estes planeamentos permitem inclusive pensar com mais tempo e ter a certeza de que está a fazer uma boa escolha.

Não faça compras se tiver com fome:


Este é um dos grandes problemas de muitas pessoas, e inclusive eu já passei por situações semelhantes de ir às compras quando têm fome e isso só faz com que a tentação por algo bom seja maior, e fará com que acabem por comprar produtos que não deveriam. Se comerem antes de ir às compras, poderão passar por chocolates, bolachas, ou outras coisas que mais gostam, e não vos fará muita diferença, pois não têm apetite. Imaginem agora o caso oposto onde vão às compras para comprar iogurtes e encontram bolachas com chocolate. Para além de comprarem o que não devem, dada a vossa fome, acabarão por comprar em maior quantidade do que realmente conseguem comer. Isto fará com que não consigam comer tudo no próprio dia e terão de comer noutro dia, estando não só a estragar um dia como podem estar a prejudicar algumas semanas de trabalho. Não façam compras por impulsão e façam sempre com toda a consciência para que não se arrependam mais tarde (muitas das vezes após terem comido e estarem cheios).

Analise a lista de ingredientes do produto:


Todos nós sabemos que cada produto tem a sua lista de ingredientes e tabela nutricional, e isto não é propriamente a coisa mais entusiasmante de se fazer. Isso é verdade! No entanto, a verdade é que é muito importante e isso é o que identifica realmente um produto, e é onde efetivamente conseguem saber se devem ou não consumir. Olhar para uma embalagem não é suficiente para conseguirem perceber realmente se é saudável, embora muitas das vezes diga que existe uma redução de gorduras ou açúcares, ou diga que não existe adição de açúcares. Além disso, embora preferencialmente em nenhum ingrediente, principalmente nos primeiros três ingredientes do produto (os três com maior quantidade) não devem ter nenhum tipo de açúcar ou óleo.

Escolha produtos frescos:


Deve escolher sempre produtos frescos em alternativa aos produtos embalagens ou pré-cozinhados. Caso sejam embalados ou pre-cozinhados, não consegue efetivamente ter noção dos ingredientes que foram utilizados nem as respetivas quantidades. Apenas consegue fazer esse controlo nas receitas caso os produtos sejam frescos e não embalados. Pelo menos tente que a maioria deles assim o sejam, uma vez que nem sempre é possível.

Pode utilizar apenas alguns produtos congelados e em lata:


Embora idealmente deva comprar tudo fresco, a verdade é que por vezes pode recorrer a alguns produtos que estejam congelados ou até mesmo enlatados. Exemplos destes alimentos são alguns vegetais, algum peixe, algumas leguminosas, entre outros. Estes produtos permitem ter refeições rápidas quando nem sempre existe muito tempo para os cozinhar. No entanto, tenha sempre em atenção a lista de ingredientes e a tabela nutricional de forma a garantir que está a efetuar a melhor escolha possivel e está a optar pelos produtos que não têm óleos ou açúcares adicionados em grande quantidade.

Não ceder a tentações:


Não ceder a tentações é a última dica que vos deixo neste post. Muitas das vezes nas idas aos supermercados encontramos diversos produtos que nos fazem ter algumsa tentações, especialmente quando estão a bom preço ou em promoção. No entanto, é importante evitar ao máximo comprar produtos que não estejam na nossa lista para não comprarmos produtos com menos benefício para a nossa saúde.

A título de conclusão, importa uma vez mais sublinhar que tudo deve ser feito com controlo. Se é daquelas pessoas que não se consegue controlar quando vai às compras, deve então seguir estas dicas preciosas que foram dadas, e verá que consegue melhorar as suas idas ao supermercado.